segunda-feira, 13 de maio de 2013

Becoming true



    Como falei no post passado, publicado no dia 30 de abril, tive que correr atrás de várias coisas para poder conseguir me tornar uma intercambista pelo Rotary. Foi muita correria, tive que conseguir três famílias em que cada uma se dispusesse a receber um intercambista em sua casa durante três meses, além de disponibilizar a minha família a receber intercambistas durante um ano. Fora isso, o desafio  de primeira instancia era conseguir convencer os meus pais a me deixarem participar de um programa de intercâmbio de longa duração, (o que para o meu delírio não foi tão difícil como imaginei ;) porque eles concordavam comigo o quanto um intercambio nesse momento da minha vida seria importante pra mim.
    Mas a dificuldade maior foi ter que organizar tudo isso em menos de um mês, pois as inscrições para   fazer a prova de seleção para o intercâmbio se encerrariam  em agosto de 2012. Foi então que na última semana, sério bem no limite da data, eu consegui as assinaturas das três famílias e também  terminar de preencher toda a minha inscrição para prova que exigia vários documentos um deles foi o  histórico escolar. Foi ótima a sensação de ter em mãos todas as assinaturas que eu precisava das host families; sou eternamente grata a todas as famílias que assinaram o documento e se propuseram a receber intercambistas em suas casas; porque definitivamente sem essas famílias eu não teria a possibilidade de viajar. Obrigada mais uma vez à família Guimarães da Thaís, à família Teixeira da Carolina, à família Leles da Gabriela e da Isabela.
      E então com os documentos completos da inscrição o que me restava era entregar lós e aguardar até o dia da prova. Depois disso, assistir a algumas reuniões do meu clube patrocinador aqui em Goiânia, chamado clube Goiânia Sul, foi muito bom todos me receberam muito bem e com isso eu aprendi ainda mais o que era de fato Rotary e como funcionavam seus projetos sociais.
     Minha prova se eu não me engane, aconteceu no mês de setembro em 2012, em Araguari- Minas Gerais. Foi bem tranquila a prova, que começou no período da manhã e foi terminar atarde. Era uma prova que tinha como objetivo classificar os candidatos, pois a classificação que determinaria a  ordem dos alunos para a escolha dos países.

  A prova era composta por várias etapas:
- Conhecimentos Gerais ( prova de marcar X)
- Conhecimentos de Rotary (prova dissertativa)
- Redação
Passei por algumas bancadas também, para ser "entrevistada":
- Bancada de Rotarianos
- Psicólogos
- Além de uma entrevista simples em inglês, só para testar se você tem o mínimo entendimento da língua para ser possível a comunicação básica de você com qualquer outra pessoa do mundo.

 
       Pelo incrível que pareça foi muito legal fazer essa prova porque não estava com clima pesado de prova com aquela tensão no ar, pelo contrário  todos os rotarianos foram muito prestativos com todos os candidatos durante a prova; sem aquela rigorosidade de horário,ou fiscalização até para se ir ao banheiro como acontece nos vestibulares (até achei que seria assim, haha). Melhor parte da prova que achei foi quando eu passei pela bancada dos rotarianos, estava com medo, receosa no início ,mas quando começamos a conversar  o assunto fluiu e até esqueci que estava sendo avaliada.
      Demorou um tempinho bom pra eu descobrir em qual colocação eu tinha ficado. O resultado saiu em dezembro e para minha felicidade consegui o sexto lugar, uma boa colocação que poderia me presentear como opção o país que eu estava querendo, os Estados Unidos.
     Então quando foi fevereiro, recebi a notícia de que o meu intercâmbio seria feito nos EUA. Yuhuuu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário